segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Região Serrana - o Brasil busca os culpados


   Face a esse clima de tristeza e de dor que se alojou em nossos corações, em razão desta que é a maior catástrofe natural do Brasil – e que já ceifou centenas de vidas – abriu-se uma espécie de “temporada” de caça aos culpados, como se essa caça compensasse, ou melhor: pagasse o preço de tantos sonhos precocemente perdidos, ou sepultados talvez para sempre num mar de lamas e pedras.
   Mas como a sociedade exige respostas imediatas, mas nem sempre satisfatórias, essa caça se fez necessária.
   Ora, excetuando-se a Natureza ( pois os fenônemos naturais chegaram aqui antes de nós ), podemos dizer que os políticos de plantão, ou eleitoreiros, estão entre os principais culpados, já que, no afã de ganhar mais votos na próxima eleição, eles agilizam e facilitam a ocupação de áreas de risco por parte da população carente e sem teto. Também não podemos poupar, é claro, as demais autoridades constituídas. Estas, salvo raríssimas exceções, sempre fizeram vistas grossas a essas ocupações irregulares ao longo das décadas. Portanto elas também merecem a sentença de culpa.
   E por fim não podemos deixar de fazer menção dos paises industrializados, que em nome de um  progresso infrene e  irresponsável, poluem e destroem o planeta, numa reação em cadeia, deixando-o mais propenso a mudanças climáticas que às vezes se precipitam em forma de chuvas torrenciais.
   E agora? O que o futuro nos reserva? Isso muito dependerá da atitude e da “vontade política” dos governantes e das demais autoridades deste país. Será que tomarão providências a fim de impedir futuras tragédias? Conseguirão retirar a tempo famílias inteiras das áreas de risco? Isso só o tempo dirá.... Mas o tempo urge e vidas estão em jogo!... Então... que venha o próximo verão!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário